#4 – IELTS Test – Como comprovei as minhas competências linguisticas? Quanto Paguei?

image

No último Post expliquei-te como te consegues candidatar a uma universidade em UK. Num dos passos mencionei que tens que entregar um documento que comprove as tuas capacidades a nível da língua inglesa.

Bem nesta publicação irei falar sobre o exame que eu fiz para comprovar as minhas competências linguísticas, todo o processo da realização e quanto paguei.

Este exame comprova as nossas capacidades na língua inglesa mostrando se estamos ou não aptos para entrar na universidade, estagiar etc num país onde se fale inglês.

Podes-te inscrever no site oficial da IELTS – https://www.ielts.org. O IELTS apenas tem algumas datas disponíveis para realizares o exame e com um determinado número de vagas. Eu candidatei-me com um mês de antecedência e cerca de 80% das vagas já estavam preenchidas. Desta forma, aconselho-te a inscreveres-te assim que possas pois tens também que estar a contar com o tempo que ainda vai demorar até receberes a tua nota.

Há dois tipos de exames, o académico e o treino geral. Se pretendes seguir estudos o académico é o ideal para ti! No entanto se pretendes trabalhar fora penso que o treino geral é o mais indicado.

O exame é pago online, com paypal, cartão de crédito etc, há imensas opções, só tens que escolher qual te dá mais jeito utilizar. Paguei cerca de 227 euros para fazer o exame. Já incluído no preço, estão alguns testes que podes fazer para te preparares.

Não tenho noção se há exames mais baratos mas penso que todos os exames deste género rondam este preço. Eu escolhi este pois foi o recomendado pela universidade, achei mais acertado!! Mas sim, pessoalmente, achei super caro mas ao fazer todo este processo sozinha consegui poupar dinheiro que deu para estes custos adicionais.

Sobre o exame, não vou dizer que é um bicho de sete cabeças contudo não é muito fácil. Não por causa da matéria mas sim por causa da pressão e das horas que passamos dentro de uma sala.

O exame aborda o listening, reading and comprehension, speaking e writing e é dividido em duas partes que são realizadas em dois dias diferentes. Geralmente as datas saem 4 dias antes dos dias do exame a avisar a que horas e onde temos que estar para o realizar. No meu caso, a primeira parte foi realizada no hotel Ipanema, no porto, e a segunda e no British Council Português.

Na primeira parte do exame, fazermos o reading and comprehension, listening e o writing. São cerca de 4 horas numa sala.

Primeiro fazemos o listening, onde ouvimos várias historias e vamos respondendo às perguntas na folha de teste, com as informações que vamos ouvindo. Sem intervalo, passamos para o reading and comprehension. É nos dado cerca de 3 textos com duas páginas, sobre temas ( no meu caso ) como: arte, biologia marinha e poluição. Após lermos, cada texto tem a sua parte com várias perguntas relativas a cada tema lido anteriormente. Esta parte dura cerca de 1h30. Mal o tempo acaba as folhas são recolhidas e, mais uma vez sem intervalo fazemos a parte do writing. Nesta parte apresentam-nos dois temas e temos que escrever dois textos com um determinado numero de palavras relativamente ao tema proposto.

O speaking, a segunda parte, é realizada num dia diferente. Pessoalmente achei o listening muito mais fácil e tranquilo. Apenas falamos durante 5 a 10 minutos com um professor que irá avaliar a nossa fluência, a forma como conjugamos os verbos e quão vasto é o nosso vocabulário.

Os meus conselhos relativamente a como podes estudar para este exame passam por leres bastantes textos, ouvires vídeos ou veres filmes em inglês, e dares uma vista de olhos na forma como se conjugam os verbos principais, nas palavras irregulares no passado e no vocabulário em geral. Se fizeres isto durante duas semanas um bocadinho todos os dias penso que estarás preparado para o exame. Contudo depende de pessoa para pessoa e do nível do teu inglês. Podes-te guiar também pelos exemplos de testes que eles disponibilizam. Contudo para mim não foram uma grande ajuda, pois achei-os muito confusos para quem não tem noção da forma como se faz o exame.

Espero que tenha sido clara em toda esta informação sobre o IELTS Teste e que te tenha ajudado!!

Qualquer duvida não hesites em perguntar-me!

Boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s