#5 – Gosto da Universidade onde estudo? Instalações , Pessoas e Apoio . #FalmouthUniversity

image

Sinto que esta publicação é mais pessoal pois vou vos falar sobre o local onde passo grande do meu dia-a-dia! A minha universidade. Contudo tenho muito gosto e acho que é bastante importante para compreenderem melhor como funcionam algumas universidades em UK. Nem todas são como a minha porém, até onde sei, uma grande parte rege-se por normas e cuidados semelhantes.

Antes de começar a minha candidatura, visitei esta universidade pela primeira vez e gostei imenso. As instalações eram incríveis e parecia que tudo tinha sido pensado ao pormenor. Identifiquei-me muito com o ambiente, com as pessoas. Acho que tudo em geral me fez perceber que era mesmo esta universidade que eu queria frequentar. E agora que aqui estudo tenho a certeza!

A escola é dividida em duas partes: a parte de artes, no campus, e a parte de ciências em Penryne. Apesar do meu curso ser publicidade criativa, estou no departamento de artes. Partilho o espaço com estudantes de design gráfico, artes, pintura, arquitetura etc. É incrível pois todo o nosso espaço é preenchido diariamente com pessoas muito criativas, alegres, com vários estilos de roupas e cores de cabelo completamente diferentes.

Algo muito comum é ver alunos a pintar com o cavalete no corredor. Ou até mesmo pessoas sentadas no chão e/ou nos lugares mais estranhos a trabalhar. É super engraçado, não há sítio nem hora para trabalhar.

O ambiente é sempre super tranquilo e convivemos de uma forma muito engraçada e unida. Parece que todos nos conhecemos mesmo raramente nos termos falado.

Em relação às instalações, esta foi planeada 100% a pensar em estudantes de artes.

Há uma papelaria repleta com todos os materiais de artes que possam imaginar. Eu sempre que preciso de ir lá controlo-me imenso para não comprar canetas coloridas. Logo eu, a louca do material escolar!!

O bar e a cafeteria são tão diferentes do que eu estava habituada em Portugal! Não vendem pão, lanches etc. O bar apenas tem snacks como: barras de cereais, fruta, batatas e cookies. E para beber tem todo o tipo de café e chá. Isto acontece devido ao estilo de vida das pessoas que vivem cá. Mais tarde irei escrever um post sobre isso!

Algo que eu acho bastante justo é a variedade de pratos que existem na cantina. Não só para quem come carne mas também para quem é vegetariano, vegan e veggie.

Em relação às salas de aula, também não são em nada como as de Portugal – onde os alunos se sentam lado a lado em direção para o quadro. As mesas são todas redondas, de forma a que consigamos juntar grandes grupos e trocar ideias para projetos. As paredes das salas estão repletas de anúncios publicitários realizados por alunos. Há sempre música ambiente e a decoração baseasse nas cores: branco, castanho madeira e azul. Há também imensas plantas, sofás e almofadas em forma de emojis nas salas. Tudo isto junto tem como objetivo estimular a nossa criatividade e fazer com que nos sintamos confortáveis no nosso ambiente de estudo/trabalho.

Embora a maior parte das aulas sejam prática, temos também aulas teóricas. Estas são realizadas nos auditórios. Há três auditórios, com cerca de 400 cadeiras, preparados para receber alunos. Estes auditórios são bastante semelhantes aos das faculdades em Portugal. 

Como salas de aula e o bar não são tudo, temos também um espaço feito para estarmos à vontade, quer seja a trabalhar ou a conviver. Este é, sem dúvida, o meu local preferido em toda a escola. Chamamos-lhe 3RoofTop. Demos esse nome pois como indica é o terceiro andar junto ao Top/Teto. No centro deste andar temos uma sala em vidro. Esta sala é utilizada apenas para apresentações. Podemos apresentar trabalhos, projetos, ideias etc. Em redor desta sala, existem mesas acompanhadas com sofás e puffes, espalhadas pelo andar. O teto é todo em vidro o que é incrível pois enquanto trabalhamos/convivemos conseguimos apreciar uma vista incrível. Conseguimos ver as árvores, o sol, ouvir a chuva, pássaros etc. Tudo o que possam imaginar. Neste espaço, os sofás tem todos diversas cores, assim como os caixotes do lixo!! Há também imensas plantas e, assim como no resto da escola, o branco e o castanho madeira mantém-se como as cores principais. Sem mencionar as centenas de tomadas para carregarmos os nossos equipamentos e a internet que há em todo o lado. Eu acho esta parte da escola incrível por tão simples que é. 

No exterior do departamento, temos um jardim lindo. Aqui há sempre alunos a falar, cantar etc. Este jardim delineia os caminhos que vão dar à paragem de comboio/ autocarro e a vários apartamentos de alunos que vivem por perto da universidade.

Neste espaço do jardim, todos os dias há uma carrinha que vende comida. Esta tem sempre vários tipos de comida, desde os mais básicos aos com mais “mixs de sabores”.

A biblioteca é uma biblioteca típica Inglesa, tal como vemos nos filmes. É gigante, estilo semi-clássica e de certo, repleta de livros, revistas, jornais etc. Todas as estantes estão identificadas com a categoria dos temas de cada livro. Tudo o que seja relacionado com Publicidade podemos encontrar lá. Podemos também trabalhar lá nos computadores. Algo muito bom é termos a opção de, através da nossa conta da Universidade, podermos escolher o livro que queremos e temos a possibilidade de fotocopiar cerca de 3/5 desse livro. Devido aos direitos de autor não o podemos fotocopiar todo mas mesmo assim acho que é uma ajuda enorme. Eu adoro ler e gosto muito de guardar tudo o que leio logo isto é sem duvida uma mais valia.

Passo para agora a última parte do meu departamento. A parte das salas de informática. Embora existam mais salas destas na escola, estas duas são onde passo mais tempo. O IT Suite e a sala de MAC Suite Training. O IT Suite, é uma sala repleta de IMac’s, concebida para trabalharmos em projetos de design etc. Nesta sala há scanners para passarmos o que desenhamos para o computador e trabalhar a partir daí. Há também impressoras e é onde se situa o departamento de técnicos de informática.

A sala de MAC Suite Training é também outra sala com IMac’s. Nesta sala aprendemos a trabalhar com todos os programas adobe: photoshop, AI, InDesign etc.

Eles só trabalham com MacBooks, é muito raro ver alguém a trabalhar com um computador de outra marca. Não é obrigatório contudo é algo comum.

Não consigo detalhar todas as salas e todos os pormenores contudo deixo aqui esta ideia geral das instalações da escola. Na minha opinião são incríveis a todos os níveis, foram planeadas a pensar em nós , na nossa personalidade e nos nossos “ a fazeres “ e isso faz-nos sentir em casa.

Contudo, apenas as instalações não fazem uma escola excelente. Há também toda uma outra parte que é tanto ou mais importante, que é o apreço pelos alunos.

E é o que eu mais admiro na minha Universidade! Preocupam-se com o bem estar dos alunos. Inclusive há vários gabinetes a pensar no aluno. Temos o departamento de empregabilidade; o de acompanhamento do aluno; a Student Union, que apresenta vários sub departamentos com diferentes vertentes de apoio, etc.

Todos estes departamentos tem o aluno como foco em diferentes vertentes, algumas das quais vou explicar a seguir. A sua estabilidade financeira, no departamento de empregabilidade. Este está encarregue de ajudar o aluno a obter um emprego consoante os seus horários escolares. Apesar deste departamento, temos também uma parede onde são afixados anúncios de trabalho, estágios e outros projetos disponíveis.

A student union, que ajuda o aluno na sua integração, organiza atividades e procura oportunidades para trazer aos alunos, orienta os mentores de cada aluno, entre outras funções.

O departamento de acompanhamento do aluno, este é direcionado para a ajudar o aluno a nível psicológico. Ajuda-nos a lidar com o stress, ansiedade e todos esses sentimentos que, de certa forma, acabam por ser comuns na maioria dos estudantes universitários.

Eles são realmente muito preocupados e focados nos alunos e no seu sucesso escolar. Ajudam em tudo o que podem, por exemplo, emprestam um MacBook a alunos que não tem possibilidades de comprar um computador. De forma a que este não atrase trabalhos e fique com cadeiras por fazer.

Algo que também é bastante importante numa universidade é o vínculo que esta tem com a industria. Ou seja os contactos que esta tem no mercado de trabalho. Que aumenta a taxa de empregabilidade pós curso. E na verdade 9 em 10 duplas de Copywriting e Art Direction, das agências de publicidade em Londres, estudaram em Falmouth University. Isto é algo que me deixa super orgulhosa e motivada para continuar a fazer mais e melhor!!

As atividades extracurriculares e as sociedades escolares, formadas por alunos, na qual podemos fazer parte. Algumas das quais: Sociedades ambientais, de pesquisa, de desporto, nacionalidades etc. São também muito importantes para ligar os alunos e criar uma comunidade escolar unida.

Muitas das características que mencionei são comuns a bastantes universidades no Reino Unido.

Na verdade, até onde sei, teoricamente 9/10 universidades em UK são assim. Preocupam-se com o bem-estar dos alunos e querem que estes tenham o melhor aproveitamento possível. O que é bastante compreensível tendo em conta com o preço das propinas que pagamos anualmente. Digo teoricamente pois apenas sei isto de acordo com as pesquisas que fiz durante o processo de escolher a Universidade certa para estudar. Nunca estive em mais nenhuma logo, em relação a outras, consigo apenas dizer teoricamente e não praticamente.

Não consigo dizer algo que não goste nesta universidade porque sinto-me realmente bem e em casa aqui!

Espero que tenham gostado e que tenham ficado a conhecer um pouco da minha universidade!

Muito obrigada por me acompanhares! Diz me a tua opinião sobre as minhas publicações para que eu possa melhorar! Ou se estás a pensar estudar fora do teu país conta-me se já decidiste.

Fica bem e até ao próximo! (:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s