#6 – O meu curso: 1o Semestre. cadeiras, como me sinto.

image

No último post falei sobre a minha universidade. Para fechar este capítulo, nesta publicação irei falar do meu curso e das cadeiras que estou a ter neste primeiro semestre.

Sempre que eu falo do meu curso aos meus amigos acham super estranho. Isto acontece inúmeras vezes pois é um curso é bastante diferente do que se espera do ensino superior. Até eu, antes de o iniciar, achava que ia ser massivo, que ia ter imensa matéria. Mas na verdade não, pelo menos para já.

O meu curso chama-se Publicidade Criativa. É publicidade no sentido mais puro da palavra. E estamos diariamente expostos a estímulos criativos. Muitos destes estímulos surgem de atividades super engraçadas feitas pelos formadores. Por exemplo, na ultima aula tivemos que subir para cima de uma caixa e ler uma carta com um megafone! Toda a gente se ri e temos um ambiente muito incrível porque no final do dia somos todos iguais, pessoas criativas. Ninguém esconde ideias a ninguém, toda a gente partilha e ajuda. Ás vezes dividimos o trabalho em vários grupos e se alguém não estiver a ter ideias outro grupo ajuda. Não há competições nem nada semelhante, é super incrível e gera um ambiente muito muito bom.

Quando visitei esta universidade pela primeira vez, a aluna que me apresentou o espaço frequentava também o meu curso e lembro-me dela me mostrar a mesa de ping-pong e dizer “ Nesta universidade, para saberes trabalhar tens que saber jogar, prepara-te para voltar à primária“.  Eu achava que ela estava a brincar mas agora vejo que é verdade! E vão já perceber porquê.

As cadeiras, como o normal, mudam de semestre para semestre. Para já só vos posso falar das que eu tenho neste momento, são as que eu conheço bem e consigo explicar.

O meu curso é dividido em duas partes, art direction e copywriting. Geralmente na industria, os profissionais da área trabalham em duplas. O copywriter, que faz a parte escrita das publicidades, como: headlines, slogans etc. E o Art Diretor que trabalha a parte gráfica. Dependendo do que temos mais jeito e do que gostamos mais podemos escolher ser um ou outro. Ou até mesmo ser, como eles chamam, “híbrido”, ou seja os dois. Contudo o mais comum é haver duplas.

Na cadeira Copywriting, aprendemos a escrever com impacto e em vários formatos de textos: manifestos, cartas, petições etc. Exploramos a dinâmica verbal e todos os elementos da comunicação via palavras. Conhecemos mil e uma técnicas utilizadas na escrita, como por exemplo: teorias de persuasão da comunicação. Que nos ajudam a escrever de uma forma que toque o leitor. Pessoalmente, gosto muito desta disciplina, para além de melhorar muito o meu inglês ajuda-me a fazer sentir o que escrevo.

Art Direction aborda mais a parte visual da campanha. Tudo o que é ou não importante colocar num anúncio de publicidade. O processo de criação é dividido por fases: primeiro discutimos ideias, depois desenhamos o anúncio publicitário e quando já termos um esboço do que queremos fazer, passamos para o computador para o trabalharmos com os softwares de edição. Tal como é feito nas agências de publicidade.

Somos “treinados” para produzir layouts profissionais. E estamos constantemente a aprender novas formas e metodologias para construir campanhas publicitárias que se complementem e que sejam coerentes. O que eu anteriormente achava que estava certo, venho a descobrir nesta cadeira que afinal não é bem assim. É sem duvida uma das cadeiras mais importantes.

 Criatividade é uma palavra muito utilizada no meu curso, como já devem ter reparado!!

É talvez das palavras mais comuns em publicidade, e é utilizada como benchmark de várias agências. Contudo às vezes é complicado descobrir formas de a estimular. Por isso existe a cadeira de Creative Problem Solving. Aqui exploramos criativamente, vários problemas para os quais temos que dar solução criativa. Geralmente os problemas são locais , como por exemplo: como podemos evitar o facto de algumas lojas na vila comercial estarem a fechar etc. Exploramos estes problemas ao máximo. Começamos com rascunhos onde escrevemos “ porquê?”, “como”, “como podemos evitar?”. A partir desse esquema e consoante vamos respondendo às questões as soluções vão surgindo. Uma vez que já temos as soluções aplicamos uma outra técnica para reconhecer se são boas soluções ou não. Este é um exemplo de um trabalho realizado nesta cadeira!

Para o fazermos aprendemos inúmeras técnicas de pesquisa baseadas na reflexão critica e em análises. E quando eu digo “inúmeras” é mesmo inúmeras! Todas as aulas aprendemos métodos novos com intuito de nos ajudar a fazer uma boa pesquisa e a estimular a nossa criatividade.

MAC Suite Training (falei no post anterior sobre o espaço), aprendemos a mexer em todos os programas adobe. Por exemplo: photoshop, ilustrator, InDesing, premier etc. Aprendemos ao pormenor como trabalhar com cada programa. Eu já tinha tido contacto com alguns destes softwares no meu curso de ensino secundário, contudo agora estou a aprender de uma forma mais detalhada. Embora tenhamos que aprender a lidar com cada programa a 100%, é uma aula bastante tranquila. Faz-se super bem mesmo sendo à segunda feira de manhã!! ahah

Estas são as 4 cadeiras deste semestre, contudo ainda tenho workshops, para aprendermos outras técnicas e colocarmos em práticas as que aprendemos em aula. E ainda uma “cadeira” extra de tutorial. Pois para cada disciplina temos um blog criado por nós, onde relatamos tudo o que aprendemos em cada aula, de forma a que consigamos notar o nosso processo. E esta cadeira extra ajuda-nos na elaboração dos blogs escolares.

Em relação aos formadores, todos eles são muito criativos e super engraçados. Preocupam-se muito connosco e tem sempre muita paciência até para os nossos bloqueios criativos. Embora sejam nossos formadores, penso que todos nós os vemos com amigos e não tanto como pessoas que são pagas para nos ensinarem. O que é excelente e nos dá uma extra motivação para falarmos com eles sobre tudo. Inclusive já fomos sair com eles à noite, em Londres e foi muito divertido.

Em Portugal não havia um curso tão direcionado para a publicidade como este. O curso mais relacionado para Publicidade é o de comunicação. Contudo aborda a comunicação em geral e não era de todo aquilo que eu procurava. Estou muito contente neste curso porque é totalmente tudo o que eu quero fazer no futuro e o que eu sempre procurei. Quando chego a casa não me sinto sequer cansada. Para ser sincera, eu gosto tanto do que faço que sinto que estou de férias, embora tenha mil e um trabalhos para fazer!

Só espero que o próximo semestre seja tão bom como este!

Espero que tenhas gostado de ler um pouquinho sobre o meu curso e o que aprendo diariamente. Se puderes dá-me a tua opinião para eu poder melhorar o meu trabalho.

Tudo de bom!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s