#8 – Falar outra língua o dia todo? /Conselhos/  Momentos constrangedores!!

image

Eu aprendi a falar Inglês de uma forma super tranquila e informal, ou seja a ver séries e a ler. Pessoalmente acho que essa é a forma mais eficaz de aprender a falar outra língua. Contudo, nem sempre é a mais correta porque eu ainda sinto que preciso de consolidar o que sei e aprofundar mais as formas verbais.

Quando cheguei à universidade senti que era um pouco complicado para mim falar em Inglês porque em Portugal eu raramente utilizava o Inglês para algo. Estava bastante “enferrujada”. É como se de um momento para o outro só falasses uma língua que não a tua. Mas é uma questão de hábito! Claro que o meu inglês não é perfeito e embora eu esteja a caminhar para isso ainda estou um pouco longe da perfeição. Contudo eu passo o dia todo na Uni a falar, escrever e ouvir em Inglês logo isso é uma ajuda enorme para o conseguir. Apenas falo Português em casa, com a minha família.

A primeira aula a que assisti foi bastante estranha porque, como eles tem o sotaque bastante acentuado e falam muito rápido, eu apenas consegui perceber 60% do que o formador estava a explicar. E embora esses primeiros dias tenham sido assim sinto que depois me fui habituando. Na segunda semana já conseguia compreender tudo o que diziam. É apenas uma questão de tempo até o cérebro se adaptar ao ambiente e depois tudo começa a ser mais fácil.

Dois meses após ter começado a Universidade já noto uma diferença enorme de dia para dia. Noto o meu vocabulário mais extenso do que quando cheguei, a minha fluência e até mesmo o meu sotaque pois, assim como eles, acabo por falar com um pouco de sotaque britânico.

Eu vivo no Distrito de Cornwall então embora a main language seja Inglês, muitas das pessoas que vivem cá falam Cornish. O que é o cúmulo! Não é como se estivéssemos a falar com um homem das cavernas contudo a comparação é semelhante! É inglês mas com algumas palavras diferentes, com um sotaque ridiculamente estranho e para juntar a este incrível pack, ainda falam à velocidade da Luz! Incrível como devem compreender!! E sendo eu uma pessoa que se ri por tudo e por nada podem imaginar uma situação muito constrangedora quando tento estabelecer uma conversa com alguém assim!

Porém embora eu sinta que já me habituei, eu sendo eu, ainda me continua a acontecer coisas ridiculamente constrangedoras. Como por exemplo, mesmo já não sendo tão comum, ainda me acontece estar a explicar algo em Inglês ou a contar algo que me aconteceu e de repente começar a falar Português. É tão estranho porque o sotaque muda imenso e toda a gente fica tipo “ O quê que se está a passar? Estás possuída ? “. E algo que é mais comum ainda é eu estar durante bastante tempo calada, em aula ou assim, e quando volto a falar começo a falar em Português. As minhas amigas são todas de diferentes países ( Hong Kong, Eslováquia e Lituânia ) e acontece-lhes exatamente o mesmo! Acho que é algo perfeitamente normal, mas ainda assim embaraçoso! ahah

Eu tenho o meu computador em Português então às vezes o Pages corrige palavras inglesas para Português e eu nem me apercebo. E escusado será dizer que é muito engraçado tentar ouvi-los a ler o que eu escrevo. E eu fico tipo “ O quê que estás a falar? “. E quando vou a ver é uma tentativa deles lerem Português!! É tão engraçado a sério! Só não é engraçado quando eu tenho que entregar trabalhos! Mas eu ainda não aprendi a lição e continuo a ter o meu pc em Português ahahah 

Mas em geral eu adaptei-me super bem a falar outra língua o dia todo. E é gratificante ver a constante melhoria!

O meu conselho para quem tem dificuldades no Inglês passa por estudar ou rever as bases, como por exemplo os verbos em todas as formas verbais. E então quando souberem o básico passem para a parte mais tranquila que é ver filmes, ler bastante e ouvir discursos em inglês. Se não resultar não se preocupem, há várias escolas onde podem aprender inglês e ainda ficam com um certificado, o que é incrível. Contudo não deixem de aprender porque é uma língua fundamental e abre muitas portas. Uma vez um professor disse-me que, nos dias de hoje, quem não sabe inglês é analfabeto e eu demorei um tempo para compreender mas agora eu percebo o porquê!

Leva o teu tempo!

Espero que tenham gostado!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s