Acordar Cedo. Como consegui habituar-me?

Acordar cedo é um assunto que assusta muitos de nós. Inclusive a mim! Eu sempre fugi e evitei ao máximo acordar cedo e isso sempre atrapalhou a minha vida. Tornei-me uma pessoa que de desleixava, que procrastinava e que deixava tudo para a última da hora. Isto criava-me ansiedade, stress e falta de tempo. Contudo, e ainda nas resoluções de Ano Novo, já há algum tempo que ando a implementar em mim o hábito de acordar cedo e começar a trabalhar logo pela manhã. Para ser honesta está a resultar, sinto que o dia rende mais e que 24 horas são sim o suficiente! Começo então esta grande semana, Segunda Feira, com algumas dicas que me fizeram manter o hábito de acordar bem cedinho de manhã e consequentemente, ter um dia produtivo!

1.Saber o porquê

Este hábito pode ser realmente muito doloroso de adquirir. E para conseguirmos desenvolver e mantê-lo, é fundamental sabermos o porquê de o querermos na nossa vida. Se o quisermos fazer só porque sim não vamos ter motivação o suficiente para o manter nem uma semana. Por outro lado, quando pensamos no jeito que acordar cedo e trabalhar ou até ter um tempinho extra para nós logo pela manhã, iria ter na nossa vida, aí sim, estamos prontos e com vontade para iniciar este hábito. Desta forma passa até a ser prazeroso e não irá custar tanto!

2.Planear

Antes de nos deitarmos devemos planear o que vamos fazer na manhã seguinte! Tirem este tempo de manhã para começar um projeto novo, desenvolver uma ideia, criar algo ou até mesmo aprender algo novo, desta forma vão acordar com motivação e vontade e vai ser muito mais fácil combater a preguiça matinal! Este é um passo indispensável para termos vontade de pôr o nosso rabiosque fora da cama de manhã bem cedo! Aconselho-vos a fazerem planos simples e possíveis que possam realmente realizar, para que não fiquem desmotivados. Um passo de cada vez.

Um passo de cada vez.
Antes feito do que Perfeito!

3.Dormir Cedo

Esta dica é um clichê mas é realmente preciso neste processo. Na primeira noite deixem-se ir dormir quando tiverem sono, provavelmente irão adormecer tarde e irá custar-vos a acordar. Contudo na noite seguinte o vosso corpo irá estar cansado e vai adormecer com muita mais facilidade e, consequentemente, na manhã seguinte irá ser mais fácil acordar. Façam isto até terem um habito de dormir cedo e acordar cedo, torna tudo muito mais fácil! Só custa a primeira vez!

4.O Despertador

Eu costumo dizer que o Despertador é aquele nosso amigo que nos chama à realidade de forma brusca e que nós costumamos embirrar e duvidar se é mesmo nosso amigo! Mas a verdade é que é mesmo nosso amigo e ajuda-nos muito. Já imaginaram a nossa vida sem despertador e com responsabilidades? Pois é! O primeiro passo é começar a olhar para o despertador como um amigo e não como um inimigo. Aconselho-vos a colocarem um despertador com um som amigável e calmo. Acordar com berros ou com sons extremos é o primeiro passo para um dia de mau feitio!! Para quem tem estes problemas com o despertador aconselho esta app: Allarmy. Esta aplicação é basicamente um despertador que não para de tocar até vocês fazerem um exercício que ele propõem! Ficam despertos em 2min! O meu outro conselho é colocarem o despertador longe da cama, obrigando-vos assim a levantar e querendo ou não, já ficam mais despertos!

5.Copo de Água

“Um copo de água Bárbara?” Pois é, não falo da velha tradição de atirar água para a cara para acordar! Mas se estas 10 dicas não resultarem podem sempre experimentar! ahah A dica que resulta sempre comigo é colocar um copo de água perto do despertador, longe da cama. Quando se levantarem para desligar o despertador, bebam a água toda. Vão ficar mais despertos e é sempre mais um copo de água que bebem!!

6.Tomar banho de manhã

Tomar banho de manhã atormentou-me a minha vida toda. Eu era uma pessoa muito preguiçosa e aproveitava todos os minutos para ficar na cama mais um pouco. Fun fact: acreditem ou não, quando tinha educação física, eu dormia com o fato de treino para de manhã poder dormir mais tempo, assim era só acordar , levar a cara e os dentes e sair de casa!

Então tomava sempre banho à noite porque dormia muito melhor. Contudo, desde que acordo cedo, apercebi-me que tomar um duche rápido pela manhã dá-me imensa energia e faz com que eu fique totalmente acordada! Portanto se depois de todos estes passos ainda estiverem sonolentos, provavelmente com um duche rápido já não vão estar mais!

7.Tomar o Pequeno-Almoço

Que atire a primeira pedra quem nunca saiu de casa a correr sem tomar o pequeno almoço! Pois é, isto para além de nos fazer muito mal, faz que não nos sintamos com energia, mesmo que não reparemos nisso. Eu sempre tive este hábito de não tomar o pequeno almoço, durante anos achava que se tomasse o pequeno almoço me ia sentir mal de manhã. E acontece que para além de ir para a escola sonolenta ia também sem energia e nem me apercebia disso. Portanto a minha dica número 7 passa por vos aconselhar a tomarem um bom pequeno almoço logo pela manhã. Daqueles todos bonitos e instagramers para que vos anime e que se sintam realmente com energia. Eu costumo fazer um batido de frutas e torradas. Vocês podem variar consoante o que gostam mais e o que vos sabe melhor.

8.Recompensas

Mimem-se sempre que conseguirem conquistar algo novo! Pois é, acordar cedo irá tornar-se um hábito muito prazeroso assim que começarem a pensar nas coisas boas que podem ter/ver logo pela manhã. Os meus mimos são: conseguir ver o pôr do sol, ouvir música enquanto tomo o meu duche, aproveitar o sossego da minha casa logo pela manhã, ter tempo para mim, trabalhar em projetos que eu gosto/ em mim e no final do dia sentir que consegui, mais uma vez, superar a preguiça. Estes são os mimos que me fazem acordar cedo pela manhã e que me fazem sentir bem comigo mesma!

9.Resultados

Não há nada melhor do que colhermos os frutos das sementes que plantamos. E acordar cedo são as nossas sementes. Os frutos colhemos mais tarde, quer seja porque o nosso esforço foi notado, o nosso trabalho teve sucesso porque trabalhamos bastante nele, porque conseguimos criar um novo hábito e estamos prontos para começar outro ou até mesmo porque nos sentimos melhores por termos combatido a preguiça. Os resultados são o que nos fazem continuar e sem dúvida que são muito importantes para manter este hábito que, como irão ver, não é assim tão doloroso como pensávamos. É até prazeroso!

10.Amor Próprio

E por fim chegamos ao ponto número 10, que é um dos mais importantes! Amor Próprio! Quando adquirimos este hábito sentimos uma confiança e um controlo sobre nós próprios que só quem sente sabe. Sentimos que estamos num bom caminho, estamos a dar mais e melhor de nós, que nos estamos a esforçar, que estamos a ser produtivos e a aproveitar as 24h que o dia tem para nos oferecer. Tudo isto leva a que o nosso amor próprio, auto-estima, paz interior e energia cresçam. Começamo-nos a conhecer a nós próprios e sentimos até que aos poucos estamos a mudar coisas em nós que não gostávamos anteriormente. Tudo ronda em torno do Controlo que temos sobre nós próprios e do quão forte somos ao evitar pequenas coisas que, a longo prazo, iriam ser prejudiciais para nós próprios! Esta sim, é uma grande motivação para não desistir deste hábito!

Estudos comprovam que demoramos cerca de 21 dias a desenvolver, criar e manter um hábito. Contudo, tudo depende da nossa mente e da nossa vontade. A mente tem um poder IN CRI VEL, apenas temos que o saber aproveitar e educar!

Estas foram as minhas sinceras 10 dicas, que mudaram totalmente a pessoa preguiçosa que eu era! Espero que vos sejam úteis! Caso experimentem digam-me, irei ficar muito feliz por ter o vosso feedback! Aliás, é isso que me faz continuar a partilhar estes temas com vocês!

Se ainda não viram, deixo-vos aqui mais um post sobre ser produtivo: https://bgflifestyle.wordpress.com/2019/01/14/como-ser-produtivo-em-viagens-de-longa-distancia/

Obrigada por estarem desse lado!

Até Sábado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s