Como Iniciar a mudança alimentar Vegetariana + Receitas

Após vos ter trazido várias publicações onde vos explico o porquê de os produtos derivados animal não serem bons para o ser humano, hoje trago-vos finalmente algo que me pediram imenso: o meu processo e as minhas dicas para iniciarem esta mudança na vossa vida!

Antes de vos falar do meu processo quero desde já dizer-vos que não sou médica e que devem sim contactar um profissional da área para vos acompanhar nesta mudança.

Há uns longos meses comecei a questionar-me sobre este assunto “porquê que eu como animais mortos?”. Quando comecei a responder a todas estas questões que eu tinha na minha cabeça, senti-me tão hipócrita ao dizer que amo animais quando na verdade eu era muito seletiva nos que amava. Decidi então começar a pesquisar mais sobre este tema. E, de facto, acabei por descobrir que não é só o sofrimento animal que está em causa. É também o ambiente. É também a saúde. É também os princípios que defendemos. E, sem dúvida, é também aquilo que queremos e acreditamos. O poder da nossa consciência e o efeito que esta tem em nós.

“Quero mesmo ser parte disto?”

Perguntei-me imensas vezes “Porquê que ninguém fala sobre isto?” e apercebi-me que EU era esse “ninguém” e não estava a falar sobre este assunto. Então quando achei que já tinha grande parte das bases e das informações necessárias dei inicio à minha mudança alimentar.

Dividi este processo em 3 semanas, contudo há pessoas que levam mais tempo ou menos, é um processo muito pessoal.

1. Na primeira semana cortei a carne vermelha e os derivados animais como: o leite, queijo, ovos e iogurtes.

2. Na segunda semana fui substituindo o frango por vários tipos de legumes e os derivados por imitações vegan.

3. Na terceira semana já não comia qualquer tipo de alimento animal, à excessão de peixe, contudo muito raramente. Isto porque não vivo sozinha e foi este o acordo que eu fiz com os meus pais quando tomei esta decisão.

Eu aconselho-vos a irem cortando a carne e os derivados da vossa alimentar de forma gradual. Uma semana de cada vez, levem o vosso tempo. É fundamental que saibam o porquê que estão a fazer esta mudança de forma a que seja mais fácil mantê-la. Devem também ser acompanhados de um médico e/ou nutricionista porque é uma mudança bastante grande e muito ou pouco acabam por sentir.

Que produtos utilizo para substituir o sabor da carne e os derivados?

Bem esta é uma pergunta com “rasteira” porque não há bem algo que possa substituir a carne porque a carne é que está a substituir os legumes. Mas vou vos falar um pouco mais sobre este tema numa outra publicação.

Os legumes só por si já são um grande “substituto da carne”, dão tantas ou mais proteínas e vitaminas como a carne, precisam é de saber fazer um bom prato com um pouco de cada. Contudo há alguns extras para quem ainda tem desejos por carne ou sente falta de algo semelhante no prato. O Tofu e a Soja são ótimos exemplos disso, podemos substituir a carne por estes dois alimentos, em pratos tradicionais: massa de frango – massa de tofu com legumes; frango grelhado – tofu grelhado, há imensas alternativas. Em relação ao leite só tem que procurar e ir provando para ver com qual se identificam mais, há de: soja, arroz, lentilhas … Eu gosto imenso do de soja, para além de ser repleto de vitaminas é muito saboroso. Em relação aos iogurtes, não tenho bem a certeza se há em Portugal, mas aqui em Inglaterra há iogurtes plant based, sem leite. E arrisco-me a dizer que sabem bem melhor do que os que contém leite. É uma questão de procurarem nos supermercados locais. O queijo, este nosso saboroso traiçoeiro é o que realmente impede muita gente de ser vegan (podem saber o porquê no post anterior), contudo para substitui-lo eu compro um queijo vegan que é tão saboroso. Parece mesmo queijo, se eu não lesse o rotulo diria que é queijo normal e dá sim para matar os desejos, que já não são muitos. Isto foram só alguns exemplos de produtos que substituem o sabor. Há também salsichas de soja, hamburgers vegetarianos etc. Fica mais fácil fazer receitas vegetarianas ou vegan com o passar do tempo, como mencionei anteriormente, só tem que saber fazer um bom prato com um pouco de tudo e ser criativos. Há imensas receitas online e também podem comprar livros de receitas!

Como é que os meus pais reagiram?

Como vocês sabem eu vivo com os meus pais que comem e sempre comeram carne. Para vos ser sincera para eles não foi uma grande surpresa esta minha decisão. Eles sabem que eu nunca fui uma grande fã de carne. Aliás eu nunca comi coelho, aos 5 anos eu vi um coelho lindo com pelo branquinho e desde aí que decidi que nunca iria comer um coelho. Portanto não foi de todo uma surpresa para eles e acho que isso ajudou imenso a que me apoiassem nesta decisão. Apesar de se preocuparem imenso com a minha saúde e com as proteínas e vitaminas que eu preciso e de me falarem nisso diariamente. Contudo acho que eles aceitaram bastante bem e fico tão feliz quando os vejo no supermercado à procura de alimentos vegetarianos. A minha mãe faz leite de creme para a minha família com leite de vaca e para mim faz com leite de soja, este exemplo já diz muito do quão bem aceitaram e apoiam a minha decisão!

Receitas

Para vos responder a todas as mensagens, vou vos deixar aqui algumas das minhas receitas preferidas, muitas delas baseadas neste Blog ” http://sociedadevegan.com ” que é de onde retiro grande parte das receitas que faço. Acreditem que vai ficando fácil fazerem receitas mas que tem que utilizar bastante a vossa imaginação.

Pequeno-Almoço/ Lanche

Tostas de Abacate

Ingredientes  fatias de pão, 1 abacate médio, 1 limão Sal e pimenta
Preparação: Esta receita é bastante simples, costumo fazer quando estou pressa, de manhã. Apenas tem que abrir o abacate, cozer um pouco até que fique mole o suficiente para esmagar (muitas pessoas não o cozinham). Quando estiver bom, com um garfo podem esmaga-lo e adicionar um pouco de sal e pimenta a gosto. De seguida barram nas tostas. Podem adicionar laranja ou outra fruta. É mesmo bom e super pratico e rápido de fazer.

Bolo de Ananás

Ingredientes
300gr de açúcar
2dl de leite de soja
400gr de farinha
500gr de tofu
1 colher de sopa de fermento
1 lata de ananás em calda ou Fruta
150gr de creme vegetal
Preparação
Pré aquecer o forno a 200ºC. Ou podem cozinhar no microondas.
Bater o açúcar e o tofu até ficar tipo puré. Adicionar o creme vegetal e bater.
Juntar o leite de soja alternando com a farinha e o fermento.
Juntar açúcar. Deixar arrefecer. Barrar a forma com creme vegetal e colocar a fruta na forma, de modo a que envolva o bolo.
Levar ao forno pré aquecido 15 minutos a 200ºC, baixando a temperatura para 180ºC, deixar cozinhar durante 45 minutos.

Panquecas

Ingredientes 
1 copo de farinha
1 colher de sobremesa de fermento
1/2 copo de água
1/2 copo de frutos vermelhos (ou fruta à escolha)
Preparação
Num recipiente misturam-se os ingredientes secos e de seguida acrescenta-se a água. Mexendo bem a massa das panqueca.
De seguida aquece-se uma frigideira com um pouco de óleo de coco e quando estiver quente colocamos a panqueca líquida. Quando começar a aparecer bolhinhas na massa, está na altura de virar as panquecas. No fim podem acrescentar a fruta que quiserem ou até mesmo chocolate vegan.

Almoço/ Jantar

Para quem ainda vive com os pais e não tem tempo de cozinhar sozinho, esta dica é muito útil. O que eu costumo fazer é substituir a carne por Tofu nos pratos normais que os meus pais cozinham lá em casa. Por exemplo: Arroz de Frango – arroz com tofu e legumes, massa de frango – massa de tofu, massa com carne picada – massa com soja picada (soja picada geralmente vendem no supermercado). Podem também adicionar legumes. Uma das minhas comidas vegan preferidas é massa com soja picada, legumes e queijo vegan derretido. É tão bom e arrisco-me mesmo a dizer que ainda é melhor do que massa com carne picada.

Para quem nunca comeu Tofu, a primeira vez que provarem vai ser bastante estranho porque tem realmente uma textura diferente. Contudo é uma questão de hábito e de acrescentarem bastante temperos a gosto.

Salada de Feijão

Salada é sempre um life saving para quando não tiverem ideias sobre o que comer. Podem acrescentar o que quiserem ao vosso gosto, tanto legumes como molhos. Há imensas saladas porque realmente há muitos ingredientes que podem utilizar. Todo o tipo de legumes que queiram acrescentar podem. Ainda podem fazer o vosso próprio molho. Aconselho-vos a acrescentarem sementes: de girassol, linhaça etc. São uma ótima fonte de fibra e proteína.

Wrap

O Wrap é dos meus preferidos porque é tão fácil de fazer e posso comer frio no caminho para a escola ou para o trabalho. Podem cozinhar como se estivessem a fazer uma salada, porém em vez de comer em prato, podem colocar em massa de wrap (encontram no supermercado). Também podem acompanhar com batata, arroz, o que quiserem!

Empadão Vegetariano

Este é também uma das minhas receitas favoritas por ser tão fácil de fazer. Costumo preparar o puré enquanto coloco os legumes (a gosto) a grelhar. Depois forro uma taça com puré e coloco os legumes dentro. De seguida é só tapar com puré. Super fácil e demora 20min a fazer.

Não vos dei receitas detalhadas sobre as minhas refeições porque geralmente faço tudo a olho e não tenho bem medidas. Mas deixei-vos algumas ideias bem rápidas e simples de fazer que acho mesmo que vão gostar. Online tem imensas receitas onde se podem inspirar e fazer pratos muito bons, experimentem!

Desafio

Após falar-vos um pouco sobre como foi o meu processo de mudança alimentar e de vos dar algumas receitas, deixo-vos o desafio:  Vegetariana/o durante 1 dia!

Nova semana, nova etapa, novo desafio. Aceitas?

Não perdes nada em tentar!

Quero saber de tudo, se gostaste, quais as tuas receitas preferidas, quais os teus motivos, como te sentes, tudo! Manda-me mensagem com a tua opinião e fotografia da tua receita!

Espero que tenham gostado, mais uma vez obrigada por estarem desse lado! Que tenham uma semana incrível. Muitos beijinhos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s